1 de dez. de 2010

Pesquisa de Habitos de usuários de smartphones

Estes últimos tempos estou bem envolvida em projetos com extensão mobile e acabei fazendo algumas pesquisas interessantes sobre comportamento e preferencias de usuários no Brasil.

Neste artigo quero deixar registrado alguns momentos bem interessantes destas pesquisas e um material para nós, que estamos constantemente envolvidos em soluções e projetos web, refletirmos sobre este comportamento e o que temos oferecido para o internauta de celular.

Como resultado da pesquisa podemos perceber o crescimento do 1 trimestre de 2010 (pesquisas datadas desta época) e quão promissor esta ficando o mercado e, logicamente, a oferta de material de consumo para estes smartphones em versões aplicativas e mobile.

É importante informar que os dados da pesquisa foram retirados de estudos feitos por grandes agencias de pesquisas: IAB, Emarketer e Instituto Gartner

Nokia e BlackBerry foram os smartphones mais comprados no 1º trimestre de 2010 (Iphone vem em 3º lugar com menos de 7% de compra no Brasil);
Quanto a habitos de navegação os usuários acessam com mais frequencia redes sociais, musicas, esportes e jogos online. O tempo de duração dessas navegações é uma média de 1 hora por dia.

Podemos entender esta baixa taxa de navegação e disseminação de comportamento no mercado do Brasil, pela falta de acessibilidade universal em sites e aplicativos e também os valores dos planos de internet para celular.

Outro ponto bastante interessante sobre smartphones é a quantidade de Iphones distribuidos no Brasil. A população de usuários de celulares Apple, hoje em nosso país, gira em torno de 6% chegou . Uma quantidade pequena para os 12,145 milhões de usuários de smartphones no Brasil, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

E destes usuários Apple, em pesquisa foi constatado que pertencem a classe A e B e em em sua maoria adultos acima de 30 anos de ambos os sexos. Destes, 55% costuma navegar apenas ou mais em aplicativos.

Depois com uma pegada mais popular os aplicativos do Android, Palm, Blackberry e Windows Mobile. Já abrangendo mais classes sociais e com um uso de aplicativos ainda tímido talvez pela quantidade e acessibilidade dos mesmos para nós Brazucas.
O que podemos enxergar de maior impacto na massificação do uso da internet mobile, através destes gráficos, são os acessos ainda muito dificultados pelas operadoras de celulares com banda larga, falta de acessibilidade e de soluções para este mercado.

Ao mesmo tempo podemos perceber o crescimento do uso de internet por celulares (smartphones ou não) e da criação de soluções mobile com conteúdo interessante, interativo e fácil de utilizar.

Um exemplo bem simples de que existe gente tentando gerar soluções universais é o APPacelerator que se dispõe a criar apps híbridas abrangendo uma vasta gama de smartphones.

Nos cabe então, enquanto Arquitetos de Informação,  a tarefa de criar interfaces extremamente amigáveis para mobile e APP's buscando trazer o usuário mais para "dentro" da internet via celular. É um desafio, temos no mercado brasileiro uma cultura a desenvolver e que promete trazer muito mais pessoas para dentro deste universo com índices altos índices de satisfação.

E o mais importante disto tudo que deve ficar como mantra para estas execuções é: criar universalmente, buscando atingir uma vasta gama de celulares trazendo maior visibilidade para o negócio digital que se propõe a solução mobile.

Não faça APP para iphone se o seu público compra Nokia. Vale pensar no retorno que estas investidas irão trazer em volume de negócios ou branding. Alinhamento com publico alvo e usabilidade nos sites o aplicativos para smartphone serão a receita certa de bons negócios.

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Oleh

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1 comentários:

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11:53 AM

Muito legal a pesquisa. E, certamente, sendo que a gente vive num país que o número de celulares é superior ao número de habitantes (194 milhões x 185 milhões), temos que tornar esse um dos principais meios de acesso à informação pela população brasileira... papel também dos arquitetos de informação :)

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