8 de fev de 2010

O que é Rede Social e como ela funciona?

De acordo com a wikipédia:"Rede Social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos...”

Para este relacionamento acontecer, diversas ferramentas de interação social foram criadas online e a nossa relação tempo e espaço recebeu um upgrade. Se você quiser interagir seus amigos ou funcionários em Paris, estando no Brasil, é extremamente possível quer seja em tempo real ou não. E isto é uma novidade que antes nenhum meio de comunicação conseguiu disponibilizar de forma tão ampla, eficaz e rápida.

Isto abre uma série de possibilidades de negócios e trocas de informações que a internet com seus websites e sistemas antecederam. É um interessante complemento que começa a ter um corpo mais definido e a possibilidade de fomentar negócios por estes canais são entendidas e integradas pelas estratégias de marketing online a medida que o conhecimento das práticas de divulgação em redes sociais vai crescendo.

Por ser uma novidade em muitos aspectos, considerei alguns pontos interessantes para absorvermos o conceito de redes sociais e como nós estamos envolvidos diretamente em gerar retorno para produtos ou serviços através deste canal.

Entendendo a Rede Social
A rede social não se chama Orkut, Facebook, Twitter ou assemelhados e sim, devemos entender por Rede Social o resultado que estas ferramentas permitem ou seja o conjunto de interações sociais, a troca de informações que a partir delas se pode dispor e que estão permanentemente interconectadas graças a estas tecnologias.

Formas de exploração
A primeira reação quando nos deparamos com algo inédito é conhecer os novos horizontes e mapear as possibilidades, fazendo testes de reconhecimento partindo de nós mesmo e/ou em nosso meio social. Assim deve ter sido quando o homem descobriu a roda, a energia e todas as outras coisas que foram divisoras de água: com uma exploração egocêntrica.

Ele testou as possibilidades do novo conhecimento adquirido até encontrar seu papel dentro da própria vida e de seu grupo. Podemos aplicar este exemplo de movimentação às explorações das redes sociais. Tudo começou com uma personalizada vitrine de nós mesmos e, lentamente começamos a assimiliar as potencialidades deste espaço interativo.

E neste cenário é que começa a personalização das redes sociais. Estas pequenas ferramentas, que em um primeiro momento utilizamos nossas informações pessoais para interagir com o grupo, começam a se moldar de acordo com os usuários, grupos e as finalidades que eles investem em cada uma delas.

Como se moldam as redes sociais
Como disse no parágrafo acima, o processo de utilização e exploração das ferramentas, faz com essas tecnologias sejam adequadas pelos grupos sociais, que fornecem sentidos personalizados para cada ferramenta.

Como espaços sociais, as redes vão além daquilo que foi pensado como possível quando a ferramenta foi criada e desta forma, cada rede social possui um impacto personalizado na divulgação de produtos ou serviços que deve ser estudada antes de se aplicar qualquer estratégia de marketing online, ou seja: nem sempre o orkut ou blogs serão as ferramentas ideais para meu negócio. Devemos ver o nicho específico e onde está o publico que se interessa por ele.

Por exemplo, o Orkut, que foi criado para ser um espaço de discussão, se tornou um imenso condensado de currículos de todos os tipos de pessoas que não estão procurando emprego em primeira instancia e sim promover suas historias, fotos, pensamentos e personalidade que são demonstradas nos agrupamentos de comunidades e construção de perfis.

O Twitter, que ao perguntar "O que está acontecendo" parecia que seria uma coisa muito simplista de expressão de pensamentos automáticos e sensitivos, mas se tornou um espaço de circulação de informações de todos os tipos, inclusive noticiosas e uma poderosa ferramenta de promoção de produtos e serviços.

O MySpace, por sua vez é o mais utilizado por bandas e grupos musicais. Muitos cantores e bandas conseguiram seu sucesso através de divulgação de seu trabalho e contato com fãs nesta ferramenta.

O Facebook logo encontrará seu caminho também, mas já dá para prever que ele será o mais corporativo de todos, como um prédio que divide espaços comerciais e residenciais e além disto tudo, ele agrupa outros serviços como Twitter, Youtube e uma série de outras ferramentas de mídia social.

Além das citadas exitem outras várias que ainda estão sendo exploradas pelos internautas. Mas já deu para percebermos que é uma poderosa possibilidade de conversar com o cliente de forma direta, rápida e personalizada.

Ainda são poucas as agências que entendem o poder destas ferramentas ou que tem profissionais que realmente entendem o comportamento do internauta e das redes sociais. Aquelas que sairem na frente certamente chegarão para ficar e gerar os resultados de forma pioneira, de baixo custo e com resultados que certamente serão lembrados por todos os clientes potenciais do produto ou serviço divulgado. É imperdível.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

O que é Rede Social e como ela funciona?
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial