8 de fev. de 2012

Mito - Ícones melhoram a usabilidade


Muitas pesquisas têm mostrado que os ícones são difíceis de memorizar e são muitas vezes, altamente ineficientes. A barra de ferramentas do Microsoft Outlook é um bom exemplo. O que ajudou foi a introdução de rótulos de texto ao lado dos ícones, pois eles resolveram as questões de usabilidade e as  pessoas começaram a usar a barra de ferramentas. Em outro estudo, a equipe da UIE observou que as pessoas se lembram da posição de um botão em vez da interpretação gráfica da função.

Na maioria dos projetos, é muito dificil achar ícones que representem de forma clara e é necessário fazer muitos testes para que se encontre um desenho adequado à função e para coisas abstratas, ícones raramente funcionam bem.

Resultados de pesquisas e artigos sobre a utilidade dos ícones:
• UIE conduziram dois experimentos para testar como as pessoas usam ícones. Primeiro eles mudaram as imagens de ícones em uma barra de ferramentas, porém mantiveram cada ferramenta no mesmo local. As pessoas rapidamente se adaptaram a esta mudança. Depois, eles mantiveram as imagens  e e trocaram oas ferramentas de seus locais habituais. Essa mudança confundiu os participantes e causou problemas de acesso aos links que os usuários estavam buscando.
• Michael Zuschlag diz que "ícones, contrário à intuição, não necessariamente ajudam o usuário a encontrar um item de menu melhor do que um rótulo de texto sozinho (ver Wiedenbeck S 1999. O uso de ícones e etiquetas em um programa de aplicação do usuário final: um estudo empírico de aprendizagem e Tecnologia Comportamento de retenção, e da Informação, 18 (2), p68-82). Não vale a pena. " Ele também discute a sua opinião sobre UX Exchange.

Onde os ícones agregar valor:
• ícones universalmente compreendidos funcionam bem (ou seja, imprimir, fechar, play / pause resposta,).
• Os ícones podem servir como bulletpoints, estruturando uma página web (ícones de arquivo ou seja, tipo de PDFs, DOCs, etc.)
• ícones bonitos e objetivos podem deixar a página mais agradável de navegar.
http://uxmyths.com/

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Mito - Ícones melhoram a usabilidade
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial