Apaixonada de uma forma mais intensa. Eu ilustraria na verdade como um casamento que recebeu um toque apimentado e o casal está se curtindo e se descobrindo novamente.
Este blog se iniciou quando eu mesma comecei a querer ter uma profissão voltada para web. Estudei muito e muitas vezes tive que criar minhas próprias metodologias de estudo (visto web+marketing ser algo bem diferente a 10 anos atrás), me especializei em webmarketing e estudei mais e mais e a medida que eu consumia as informações importantes para nortear meus planos, eu percebia em que eu estava me metendo: no meio do "Bum digital" e sua louca progressão.
hoje eu trabalho com Arquitetura da Informação que entendo, ao longo da minha carreira dentro do webmarketing, ser uma tarefa adequada para as minhas próprias indagações e aspirações: o comportamento do usuário e sua experiência dentro dos vários sistemas e suas ofertas (produto, serviço, conteúdo). Sempre adorei observar os rumos da web e estudar o nosso comportamento perante as novas formas que esta virtualidade disponibilizava.
O mundo mudou, as pessoas mudaram e hoje a informação mundial é uma coisa acessível a qualquer pessoa que possua um ponto de internet, o mais bacana disto, e eu já escrevi em outros momentos, é que a informação lentamente foi sendo mapeada, o nicho foi descoberto e agora, neste ponto específico do desenvolvimento dos meios digitais, caminhamos para o nascimento de metodologias de informações virtuais focadas e personalizadas em indivíduos, não mais o pensamento de massa que apareceu com a descoberta da "cauda longa", apontando para o mundo as possibilidades de se comunicar dentro do ambiente virtual em pequenos grupos com interesse em comum.
As redes socias cresceram, a realidade da comunicação online é algo que faz parte do dia a dia de usuários da web e por outro aspecto, a web está cada vez mais inserida em nossos cotidianos, quer seja por mais facilidade de acesso à própria informática (preços de computadores, notebooks, celulares, smartfones, etc.) e à internet (pontos de acesso publico, abertura de bandas, etc.).
Se pararmos hoje para olhar a realidade de cada um de nós vamos perceber que estamos cada vez mais personalizando nossas preferências de informações e as próprias ferramentas que surgiram com este intuito buscam constantemente melhorar cada vez mais a interface do usuário.
Hoje a gente entende que internet é uma forma eficaz de ser visto: seja comercio, redes sociais, fonte de conhecimento e vários outros entendimentos associados que fazem parte do nosso cotidiano. E aliado a todas estas possibilidades veio a necessidade de comunicar de forma clara, a cada um destes usuários o que cada website ou sistema vem a oferecer.
Eu gosto muito de otimização de sites e acredito que, por conta dos buscadores e de seu impacto dentro da comunidade virtual a necessidade de deixar as informações claras e precisas para a experiência do usuário ser completa ficou mais urgente. Aquele lance que os professores falavam no começo da linha do tempo web - Website é uma filial de sua empresa real - tomou forma e as adequações para a publicidade virtual estão sendo implementadas diariamente.
Facilitar a vida do usuário e sua experiência virou ponto pacífico e com a imensa gama de concorrentes virtuais a arquitetura da informação e a usabilidade se tornaram cruciais para o sucesso ou fracasso da empresa que disponibiliza seu produto, serviço ou conteúdo, dentro da web. Esta estruturação com a acessibilidade para facilitar a experiência do usuário em sua navegação, gerou o desenvolvimento de estudos concisos e sérios, tanto de empresas como o Google quanto de profissionais empenhados em estudar este mercado virtual. O resultado disto é o volume de estratégias criadas para otimizar sites, construir sistemas ótimos e pontuais, campanhas de links patrocinados e a própria “sociabilização” virtual como ponto de partida para negócios.
É claro que tudo isto não para por ai. Ainda virão mais integrações, mais estudos e maiores descobertas e com isto, plataformas muito mais ambientalizadas com a realidade de cada um que navega em busca de experiências fáceis com resultados objetivos. É uma mudança constante que todos nós, quer seja como profissionais da área ou internautas, vamos acompanhar momento a momento, pois na verdade, cada um é parte importante deste longo e por vezes infinito processo de comunicar sem fronteiras informações personalizadas.
Compartilhar
Reflexões...
4/
5
Oleh
Iris