27 de jul. de 2010

Entrevista da Unoeste - SEO

Então...essa semana eu respondi uns questionários bem bacanas para um pessoal que está fazendo um TCC lá na UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente -  e achei pertinente compartilhar aqui pois os conteúdos são bem interessantes e as perguntas bem instigantes... Fiquem à vontade para contribuir!

Meditemos pois:

1- No que consistem exatamente as iniciativas de SEO?
Consiste em preparar o site seguindo algumas diretrizes em codificações , usabilidade e conteúdo para serem reconhecidas e bem ranqueadas pelos buscadores.

2- Como fica essa realidade tendo em vista a constante mudança que há nos critérios dos buscadores?

Infelizmente ainda não exite um comunicado antecipado de quando o Google - pegando por base o Google e otimizando sites para ele já se consegue bons resultados em vários buscadores pois muitos deles seguem o mesmo padrão ou utilizam seu robo para retorno de resultados -  irá modificar suas diretrizes. Com o aumento de estudos neste segmento e a intensa busca por usabilidade ser um critério bastante claro para o Google, já podemos prever algumas boas praticas.

3- Juntamente com interatividade e usabilidade, SEO é um dos requisitos principais no planejamento e na implantação de um site ou portal?

Com certeza

4- Atualmente, quais são as dicas para bom posicionamento de um site nos buscadores? De quanto em quanto tempo os padrões tendem a mudar? Há como prever isso?

Como disse anteriormente não existe um comunicado oficial (usando a premissa de Google como sistema de busca mais utilizado) do zoogleia informando antecipadamente suas mudanças. O ideal , também sugerido pela própria ferramenta, é deixar o site o mais claro possível e organizado para o internauta pois a ferramenta utiliza como critério muitas técnicas baseadas em experiências humanas de busca.

5- No que tange apenas às buscas de notícias, há regras específicas?
Não há regras especificas porém o tratamento da otimização deve levar muito em consideração textos em html, nomenclatura das paginas e utilização de palavras chaves com coerência.

6- Como é o mercado de SEO atualmente?

É um mercado que dia a dia cresce mais, juntamente com a demanda de informações na rede e muitos bons especialistas tem surgido neste mercado.

7- Há pesquisas acadêmicas sobre o assunto ou prevalece o empirismo do mercado nos estudos de SEO?
Há muitas pesquisas acadêmicas inclusive que viraram livros.

8- O que você acha que um portal multimidiático de uma faculdade de comunicação precisa ter?
Bom conteúdo, boas mídias sociais, boa otimização e bom relacionamento com sites sérios e criteriosos para troca de links.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Entrevista da Unoeste - SEO
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial