27 de jul. de 2010

Entrevista da Unoeste - USABILIDADE

1- Como estão os estudos de usabilidade atualmente?
Desde muito tempo os estudos de usabilidade estão sendo aplicados em diversas áreas de nosso dia a dia porém houve um crescimento significativo da busca pela usabilidade dentro do ambiente virtual devido ao grande crescimento de sites mais complexos e informativos. Deste crescimento ficou evidente a necessidade de organizar melhor todo o material exposto para facilitar e deixar mais objetiva  a experiencia do internauta.

2- O meio acadêmico tem mais influência ou quem dita mais as regras nessa área é o mercado e seu empirismo?
O meio acadêmico tem muita influência e atualmente é quem dita as regras mas a experiencia de usabilidade em internet tem se aliado a algumas outras áreas tanto empíricas  e demanda de mercado. Mas há conflitos claros entre estas correntes.

3- Como você vê os avanços na área?
No que diz respeito a usabilidade sendo aplicada em ambientes digitais vejo uma aceitação plena e como resultado, o crescimento da mesma.

4- Quais são as tendências no que tange a usabilidade hoje em dia? E o futuro, tem como prever um pouco?
Acho que a tendencia de usabilidade aplicada a ambientes web é crescer e ganhar reconhecimento de sua necessidade para uma experiencia virtual completa e positiva. Sendo otimista, acredito que um futuro breve teremos muitos profissionais focados diretamente em experiencia de usuário (User Experience UX) buscando cada vez mais as melhores práticas e técnicas visando a experiencia de navegação perfeita.

5- Quais são os sites ou portais que você considera referência em usabilidade? Por quê?

Ainda não tenho portais que posso considerar totalmente referencia em usabilidade pois como ainda há muita coisa sendo aprendida, apreendida e implementada, muitas áreas de um mesmo site podem estar muito bem organizadas e outras não, no que tange a usabilidade.

6- Onde entra a experiência do usuário nessa área? E os testes de usabilidade?
A experiencia do usuário e seu comportamento são fundamentais para bons resultados. Os testes de usabilidade devem ser implementados durante várias etapas do projeto que vão desde composição de wireframe como testes pós implementação.

7- Além da usabilidade, quais os outros conceitos que, se colocados em prática, ajudam o usuário a chegar o mais próximo o possível da “experiência perfeita” na web?

Arquitetura de informação deve conter além de sérios estudos de usabilidade, taxonomia/folksonomia, semântica, analise heurística e o benchmark.

8- O que você acha que um portal multimidiático de uma faculdade de comunicação precisa ter?
Uma boa arquitetura de informação deixando todos os caminhos e saidas claras para qualquer tipo de internauta que ele venha a receber.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Entrevista da Unoeste - USABILIDADE
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial