26 de abr de 2009

Falando sobre valores

O custo de um serviço de SEO depende da situação atual do site do cliente em relação a concorrência nos termos de pesquisa alvo. Clientes que possuem maior concorrência em geral necessitam de maior dedicação inicial do especialista SEO durante a otimização de site, bem como de monitoramento e alterações de estratégias mais freqüentes.

Outros fatores que podem alterar o investimento necessário para realizar o serviço SEO (SEO service) são o número de termos de pesquisa alvo ou o número de páginas do website.

A melhor forma de obter um valor preciso do investimento é conversar com o especialista SEO, contratado através de uma empresa SEO (empresa especializada em marketing em sites de busca) e expor sua expectativa em relação ao serviço. Com essa informação o consultor SEM da empresa SEO (pessoa que lhe fornecerá a consultoria SEO) pode dimensionar da forma mais precisa o valor do investimento.

Quem deve contratar um SEO Service?
Uma grande parte das empresas está começando a entender a necessidade de se contratar serviços SEO em sua cultura de internet, mas a dúvida inicial muitas é fazer SEO Service in-house ou contratar uma empresa SEM (especialistas em serviços SEO) para realizar a estratégia de webmarketing da empresa?

Antes de decidir contratar uma consultoria SEO (advinda de uma empresa de marketing em sites de busca) ou contratar pessoas para utilizarem técnicas de SEO in-house é preciso que alguns mitos sejam esclarecidos como:
  • SEO Service não é só Meta Tag.Existe muito mais adequações nos códigos, textos e imagens do site, e isto nem sempre fica claro para o cliente.
  • Muitas vezes o cliente acha que seu site deve ficar sempre na primeira posição da primeira página do Google e o especialista SEO sabe que não é possível oferecer garantia desse resultado.
  • Por se tratar, a otimização de sites, de algo tão complexo e que requer monitoramento constante e especializado, com funcionários in-house dificilmente isto poderá acontecer, pois estes podem acabar acumulando mais funções durante o processo (o que geralmente acontece com pequenas e médias empresas) impedindo que se dediquem de forma eficaz ao exercício quase diário de otimização de sites; ou ele pode ser demitido ou sair da empresa para outros projetos e deixar o processo de SEO Service abandonado.
Sem contar que ainda hoje o mercado de webmarketing conta com poucos profissionais realmente capacitados para desenvolver e aplicar técnicas de SEO de forma correta, sem usar Black hat.

As empresas, especialmente as menores, que ainda estão em processo de consolidação dentro do mercado, precisam sim estar bem posicionadas nos buscadores e nesse caso, um especialista SEO de uma empresa de marketing em sites de busca pode ser o diferencial positivo nesta busca de mais e melhores negócios.

É claro que a empresa SEO contratada, não irá fazer apenas cadastro em sites de busca ou otimização de sites. Ele vai cuidar de toda a parte relacionada a webmarketing. Desde links patrocinados, serviços SEO até consultorias sobre mídia social.

No mercado brasileiro, que a maioria das empresas ainda não entendem completamente a necessidade e a importância do uso de técnicas de SEO para gerar trafego no site e aumentar o volume de negócios, alguns clientes acham que qualquer dez reais pagam uma otimização de sites e, por uma questão clara de custo de especialistas SEO (que ainda é muito pequeno o numero destes profissionais no Brasil, e em numero menor ainda se encontra profissionais realmente certificados a realizar SEO Service), é impossível cobrar dez, vinte ou cem reais.

Para um contratar uma empresa SEM e aplicar o serviço SEO em seu website, o cliente de pequeno ou médio porte precisa ter um mínimo de verba destinada; já para o cliente de grande porte normalmente não existe problema em contratar um ou dez funcionários (o que importa é o ROI do projeto) ou uma empresa de webmarketing (para aplicar os serviços SEO).

De qualquer forma, quando procurar otimização de sites, contrate uma empresa SEO para executar os serviços SEO em seu website. Lembre-se sempre de que você não precisa ter um funcionário ou um grupo de funcionários só para isso em sua empresa, principalmente em tempos de crise!

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Falando sobre valores
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial